Oferecemos uma inovação: um livro com uma placa de circuito impresso junto. É só comprar os componentes, soldá-los e baixar os arquivos da Internet.
Neste livro, propomos o projeto de uma placa genérica para barramento ISA que permite a rápida prova dos conceitos estudados em nosso livro "PC: um Guia Prático de Hardware e Interfaceamento". Com esta placa (figura 1), é possível realizar provas de circuitos de introdução e remoção de estados de espera, decodificação de I/O, decodificação de memória, I/O a 8 e 16 bits, interrupções, DMA, conversão A/D e conversão D/A.
Figura 1. Placa que vem com o livro (sem os soquetes).
Uma característica de grande relevância da placa é que ela é reconfigurável, tantas vezes quantas forem necessárias, por software, graças a um FPGA (que é um circuito reprogramável) que recebe os principais pinos do barramento ISA. E mais: pode-se vislumbrar um laboratório de programação de hardware, a partir do ponto que se tem uma biblioteca de circuitos disponíveis que envolvam os diversos recursos de hardware possíveis em um projeto, como interrupções, I/O, etc..
A figura 2 mostra a idéia básica da placa de interface dentro do contexto do aprendizado. A placa recebe uma configuração, que define sua lógica, de uma dentre duas possibilidades: a partir de uma PROM serial ou por software, via um cabo paralelo proposto.
A escolha de qual destas possibilidades é feita através de chaves de configuração. O processo de boot da configuração por software pode ser realizado com o auxílio dos programas "Caboprn" e "Prgplaca", disponíveis gratuitamente na nossa página (http://www.mzeditora.com.br). Estes programas recebem como entrada um arquivo de PROM, de extensão ".hex", que contém a configuração do FPGA, e o envia para o FPGA. Para projetar algum circuito, é necessário adquirir um pacote de desenvolvimento da Xilinx, como o Foundation. Contudo, vários arquivos de circuitos já estão disponíveis em nossa página para que o usuário possa ir treinando programação de hardware. Colaborações serão bem vindas e também disponibilizadas na Internet.
Figura 2. Esquema de configuração da placa.
Para montar a placa, o usuário deverá:
·
adquirir obrigatoriamente o seguinte material:·
1 FPGA XC4005E-PC84C ou o FPGA Spartan XCS05/XCS10/XCS20/XCS40, da Xilinx Corp.·
1 soquete PLCC de 84 pinos·
chave Dip-switch (x4)·
conector com 5 postes para encaixe do cabo·
4 resistores de 5 kW·
1 resistor de 100 kW·
6 resistores de 10 kW·
3 resistores de 27 kW·
6 capacitores de 100h F·
adquirir opcionalmente:·
conversor D/A DAC0808, da National,·
conversor A/D ADC0808, da National,·
2 buffers 74LS244 (se for usar DMA ou I/O mapeado em memória),·
1 PROM serial XC17128, da Xilinx,·
1 registrador 74LS374 (ou 74LS373),·
1 operacional LM741,·
1 chave de seleção do modo de configuração (x2),·
1 conector DB-15-90o (macho ou fêmea) para saída (ou DB-15 mais flat-cable),·
soquetes DIP de 8 pinos (x2), de 20 pinos (x3), de 16 pinos (x1) e de 28 pinos (x1),·
construir um cabo de programação ou adquiri-lo perante a Xilinx;·
soldar os soquetes na placa anexa ao livro;·
inserirr os componentes nos soquetes;·
comprar opcionalmente um software de desenvolvimento, como o Foundation; as universidades costumam receber gratuitamente da Xilinx uma versão reduzida para uso acadêmico.Suporte:
·
A editora fornece os programas "Caboprn" e "Prgplaca", desenvolvidos pelos autores do livro, para que os usuários possam carregar os arquivos de configuração no FPGA.·
A editora se compromete a fornecer quaisquer esclarecimentos relativos à montagem da placa bem como do uso do software, através do e-mail "mz@mzeditora.com.br". Favor não "attachar" qualquer arquivo à mensagem.·
A editora oferece 1 ano de garantia, a contar da data da nota fiscal, por qualquer defeito de fabricação da placa anexada; esta garantia se diz respeito exclusivamente à troca da placa e não ao reembolso monetário.